Rua Dr. Emilio Ribas, 1018 - Cambuí - Campinas/SP

(19) 3794-4800

blog de saúde e bem-estar

Câncer de Próstata: Mitos e Verdades

O câncer de próstata é uma doença masculina que ainda gera muitos questionamentos e, frequentemente, é envolto por uma série de mitos e equívocos. Essa falta de compreensão pode resultar em preocupações desnecessárias e até mesmo atrasar diagnósticos cruciais.    

Este artigo se propõe a esclarecer alguns dos questionamentos mais comuns associados ao câncer de próstata, de modo que você possa obter informações corretas sobre a doença. Nosso objetivo é empoderá-lo com o conhecimento necessário para tomar decisões informadas sobre sua saúde e bem-estar.  Continue a leitura!

1- O câncer de próstata só afeta homens da terceira idade

Mito: O câncer de próstata não se limita apenas aos homens idosos. Embora as estatísticas mostrem uma maior incidência em pessoas mais velhas, isso não exclui os homens de todas as idades. Portanto, independentemente da faixa etária, é fundamental estar atento aos fatores de risco e manter uma rotina de exames para possibilitar a detecção precoce da doença.

2- Homens que não fazem exercícios físicos têm mais chances de desenvolver câncer de próstata

Verdade: A falta de atividade física em conjunto com a obesidade aumenta significativamente o risco de desenvolvimento do câncer de próstata. Isso ocorre devido às alterações metabólicas que podem propiciar mutações celulares e a formação de tumores. Por isso, incorporar exercícios físicos regulares e manter uma dieta equilibrada são passos essenciais na prevenção da doença.

3- A atividade sexual eleva os riscos de desenvolver tumores na próstata

Mito: Acreditar que a atividade sexual aumenta o risco de desenvolver câncer de próstata é equivocado. Na verdade, estudos demonstraram que homens com uma vida sexual ativa e, consequentemente, ejaculações mais frequentes, apresentavam um menor risco de desenvolver a doença. Isso sugere que a atividade sexual pode, na verdade, contribuir para a prevenção do câncer de próstata, ao contrário do que muitas vezes se acredita.

4- Se não existem casos de câncer de próstata na família, as chances de desenvolver a doença são mínimas

Embora o histórico familiar esteja associado a um aumento de até duas vezes no risco de câncer de próstata, isso não implica que homens sem esse histórico estejam imunes à condição. Estatísticas revelam que mais de 16% da população masculina é diagnosticada com câncer de próstata anualmente, demonstrando que os fatores vão além da predisposição genética.

5- Homens afrodescendentes têm maior risco de desenvolver o câncer de próstata

Verdade: É comprovado que homens afrodescendentes têm um risco até 60% maior de desenvolver a doença em comparação com outras etnias. Ademais, a taxa de mortalidade é três vezes mais elevada nessa população.

6- O exame de PSA pode substituir o exame de toque retal

Mito. A prática clínica demonstra que é possível que um homem com níveis normais de PSA esteja com câncer, enquanto outro com níveis alterados de PSA pode não ter a doença. Portanto, a realização do exame de toque retal é fundamental para uma avaliação completa e precisa da saúde da próstata.

7- O exame de toque retal não dói e pode ser feito em poucos segundos

Verdade: O exame de toque retal é um procedimento rápido, levando apenas cerca de 15 segundos para ser realizado. Embora possa haver algum desconforto em pacientes com condições como hemorroidas, ele é geralmente considerado indolor. É importante ressaltar que o exame de toque retal não tem nenhum impacto na sexualidade do indivíduo.

8- Se não há sintomas, não é necessário se preocupar

Mito: No estágio inicial, quando as chances de cura chegam a 90%, o câncer de próstata muitas vezes não apresenta sintomas visíveis. Quando os sintomas surgem, eles podem ter duas origens: ou são causados pelo crescimento benigno da glândula ou podem indicar um estágio avançado do câncer de próstata.

Entretanto, somente após a avaliação de um médico urologista, é possível determinar com precisão a presença ou não do câncer de próstata. Portanto, os exames preventivos são imprescindíveis para a detecção precoce e eficaz dessa doença.

Agora que você já sabe quais são os mitos e verdades sobre o câncer de próstata, não deixe de cuidar da saúde. Participe do Novembro Azul e, caso não tenha feito seus exames preventivos, procure um urologista. 

Atenção: esse é um artigo meramente informativo. Em caso de dúvidas, um médico deverá ser consultado.

Postagem realizada em:

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp